17.8.07

paragem em fátima

ligo para o número de telefone da rede expressos que vem na página online da empresa. atende uma voz de máquina (feminina) que me pede para seleccionar 'o meu destino': "se vai para coimbra clique 1, se vai para o porto clique 2, se vai para leiria clique 3, se vai para viseu clique 4, se vai para fátima clique 5". e aqui parou. como nenhum destes topónimos correspondia ao "meu destino", pus-me à espera que viessem outros. não tive de esperar muito pois logo a mesma voz de feminina (de máquina) repetiu as mesmas instruções: "se vai para coimbra clique 1, se vai para o porto clique 2, se vai para leiria clique 3, se vai para viseu clique 4, se vai para fátima clique 5". e, novamente, parou em fátima onde pausou à espera dum clique meu. como voltei a não clicar ela voltou a repetir a lenga-lenga. que disciplinadamente ouvi, pela terceira vez, tentando perceber a lógica (geográfica, alfabética, religiosa?) subjacente à ordem por que eram apresentados os destinos. à quarta vez eu já sentia a situação como uma espécie de desafio: aquilo havia de ter algum desenlace,caraças, não era possível pausarmos sempre em fátima, sem voltar a subir, nem começar sequer a descer, pelo menos até setúbal (margens do deserto). mas a verdade é que foi isso que aconteceu. depois de ouvir, pela sexta vez, a mesma enumeração de destinos e números correspondentes, resignei-me à ideia de que a rede expresso, mesmo antes da construção do aeroporto da ota, já partiu o país ao meio não levando ninguém para a margem sul.