13.8.09

meia praia


não foram os (40) anos que passaram sobre nós, fomos nós que passámos sobre eles.

e como haveria o tempo, esse mero efeito mental, de 'passar' - de onde viria e para onde iria?

ao fim da tarde experimenta-se melhor do que a qualquer outra hora do dia a consistência macia deste eterno presente que nunca deixamos de ser enquanto somos.

12.8.09

cumprimento de promessa (ou ameaça)

então 'mulher' 女 é um corpo feminino: o traço horizontal provém da cabeça, corpo e pernas e os dois traços que se cruzam em baixo eram os braços (como acontece frequentemente foi um pictograma que se virou de pernas para o ar) ao passo que 'homem' é uma ideia masculina e do masculino: ideograma constituído pelos pictogramas de 'campo' 田 (resto da antiga representação do campo como nove quadrados para oito famílias) e de 'força' 力 (pictograma que alguns autores dizem ser a representação de um braço musculado e outros a imagem de um instrumento agrícola, o que para o caso tanto faz).
daí eu falar no carácter primário de 'mulher' (de resto como 'pessoa', 人 que representa uma figura em andamento') por oposição à natureza secundária de 'homem'. ou, no caso, da oposição entre natural e cultural.

conversa com luz

10.8.09

verdade ou mentira?

só me interessa ler as pessoas que escrevem sobre si próprias.
só me interessa escrever quando falo sobre mim própria.
só quando se fala sobre si próprio se consegue escrever o que mais ninguém escreve.

9.8.09

diwan post do dia

queria escrever qualquer coisa como uma "ode ao meu iPhone" no qual pudesse dar celebrar a nossa vida em comum e a perfeita harmonia conjugal em que a temos vivido.
mas estava com pouca inspiração poética e por isso me lembrei de a ir buscar ao google na esperança de que houvesse no mundo outros iCouples de sucesso...
o resultado foi surpreendente: só mesmo a palavra chinesa 万 wan, que significa "dez mil" mas que denota um número que é incontável, pode dar conta do número sem conta de poemas, líricos ou narrativos, que a expressão googlada "ode to an iphone" me forneceu.
apesar de não ter lido senão duas ou três páginas deles (eu devia era estar a trabalhar na minha tradução...), sempre escolhi um, ainda não para comemorar a minha relação com o meu iPhone, mas para representar o que parece ser um importante filão da literatura de expressão anglo-saxónica.

iPhone, iPhone, such a treasure
In such a short time
You have given me much pleasure.

Music, books and even games,
Things to do I can't even name
A wealth of knowledge all at my fingertips,
I communicate with masses without parting my lips

I never dreamed life would be so simple.
(...)

Words will never express my gratitude my dear,

For you my IPhone, I will always cheer!

one post a day keeps no reader away

em vão me tento inspirar nas duas amigas que, cada uma à sua maneira, me fizeram ver da importância de escrever menos (para ser mais lida).
a primeira foi a rosava que quando protestada por mim, a respeito da sua falta de comentários neste blog (ela que três antes me protestava a mim diariamente por não a comentar no seu flickr) me respondeu que eu escrevia demasiado; a segunda foi e é a emiele que regularmente nos recorda como conseguiu aumentar "exponencialmente" os comentários no seu blog desde que passou a escrever apenas um post por dia.

à mesa do jantar

- a mana tem razão, o telemovel é dela. e tu já sabes muito bem que não podes brincar com o telemóvel da tua irmã sem lhe perguntares primeiro se ela to empresta. além disso eu já te disse que o telemóvel não é um brinquedo. vá lá, vai lá pô-lo de onde o tiraste como um bom menino. não ouves o que a mãe te está a dizer? não sejas teimoso, olha que ainda estragas o telemóvel da tua irmã... vá, dá-mo cá se não eu zango-me mesmo contigo!
- coitadinho do meu bebezinho querido! não chores... vem aqui ao pai que eu te dou o meu iphone para tu brincares com ele...

prata da casa


midnight hour

would you lay with me, in a field of stone?

if my needs were strong, would you lay with me?


should my lips grow dry, would you wet them, dear?

in the midnight hour, if my lips were dry.


will you bathe me in the stream of life?

when the moon is full, will you bathe me?