26.5.07

blue


rosa olhe só para isto!

edições 70

escurece o dia tanto. pires de lima filho, história de sedução?! já sei não te esqueças de quem ele te lembra. e a maria s? então não vai publicar um livro sobre o amor de pai? ah...mas não falta a mãe,ou estás-te a esquecer de que a a.p. fazia parte, exactamente do grupo de veraneantes em lagos da m.s.? sempre e sempre e sempre a dificuldade de chegar à d.ana: ou por falta de transporte, ou por esquecimento do caminho, ou por atrasos vários. mas era o pai de outra que morria deitado numa cama rodeado de filhas. não consegues aceder ao teu acto falhado? não, só me lembro de repetir para mim própria "o que diria o freud?". mais tarde, a caminho da feira, parece-te ver o frança de sousa. acompanhado? sim acompanhado mas não vi com quem. nem, verdade se diga, tive a certeza de que ia acompanhado, só o leve receio. ao fingir que não o via achasteque ele também estava a fazer o mesmo. what else poderia ter feito? dizias muitas vezes à l. que poderia tratar-se de um sonho, que nada garantia a realidade da realidade que estavam a viver. e ela? não sei. mas ainda comprei peixes, daqueles completamente transparentes, numa loja de selos antiquada. e, no final, cruzei-me com o j. primo e respectiva família que acabava, imagina tu, por ser amigo de longa data do moribundo cuja filha, entre a m. e a m., tanto se tinha zangado comigo algum tempo antes; ele ia, finalmente, para o hospital mas ia pelo seu próprio pé, muito direito ao lado do j. que me pareceu um pouco menos boçal.
até sempre joaquim.

viva a raquel!


há mais duas oportunidades para ver esta tragi-comédia, argentina, dos anos 70 do século passado, mas que mantém toda a sua actualidade nestes primeiros do século XXI.

quizz da semana

o que é que está subjacente a todos estes pares de palavras? ou, dito de outra forma, qual o critério por que foram emparelhadas estas palavras?
obra/mapa
yes/ver
sopa/rosa
rio/sim
nuca/ouça
doce/dead
amor/bons
saco/rabo
love/lote
joão/lobo
aula/cuja
não/oco
chão/bico
fome/food
moda/onda
país/sair
bolo/anjo

el andaluz

concordo que o el andaluz ia até coimbra mas sempre é melhor recuperar metade do que perdê-lo para sempre. nem de propósito (ou terá sido sr. rafael correia?)o 'lugar ao sul' de hoje foi exactamente dedicado ao mundo do el andaluz. mais uma vez obrigada mário lino, não fora a sua boçalidade tão jamé! e nada destas belas recordações e antecipações teriam ocorrido com tanta força nas nossas vidas. de onde se prova que as polémicas irrelevantes sempre podem servir para alguma coisa.

25.5.07

jamé

a única coisa que verdadeiramente me choca na história do lino é o seu 'jamé'. ainda por cima obscenamente repetido por duas vezes: "jamé... jamé". quanto ao resto, texto e contexto, nada tenho a criticar. a ideia do deserto acho-a muito apelativa: no espaço aproxima-me dos países do norte de áfrica, isto é, do sul da europa, do lago-mar onde os dois continentes se misturam; no tempo, remete-me para a refinada civilização da 'margem sul', e para os árabes e/ou moçárabes que estão na sua origem, e na nossa. o mesmo discreto entusiasmo sinto pela perspectiva do país separado em dois pela dinamitação das pontes; desde que, naturalmente eu possa ser das happy few que podem continuar a viver na e da 'margem sul'. aí me prevejo finalmente livre de 'eles' (no sentido em que o pronome é usado correntemente em português, "todos os que mandam em nós, que têm poder sobre nós, em suma, todos os que nos chateiam"). i mean, a poder ser um pouco mais solta, a poder viver um pouco mais à deriva, a poder andar um pouco mais à fresca.

sweet and (no) sour

5 velhas amigas (das quais a que fez 70 parece ter feito 60 e a que vai fazer 50 parece ir fazer 40) e uma nova (vai fazer 30), um bacalhau com espinafres semi-frio, um boleco de chocolate pró-caseiro, uns morangos para comer à mão e, no final do repasto, um chá divinal de sabor gan (什么字?), eis tudo o que me foi preciso para uma noite fantástica. obrigada meninas. this time i would rather say 前甜后甜,完全不苦.

rosas

é incrível a quantidade de 'coisas' (mentais) que é possível ir fazendo, ao longo de um dia, com algumas frases estúpidas ouvidas por acaso. como por exemplo esta, para mim uma old friend, ouvida na telefonia hoje de manhã "i beg your pardon... i've never promised you a rose garden"

22.5.07

小弟弟


esta imagem, tão quentinha,
derreteu o último cubo de gelo...

daí o regresso aos meus laços!

21.5.07

obrigada rui marques!

não sei quem é o sr. rui marques mas não me interessa, quero agradecer-lhe na mesma esta sua opinião. para usar a expressão de uma amiga, a respeito do discurso de uma personagem local muito do seu agrado, tudo o que o sr. rui marques diz são verdadeiras pérolas. que muito gostaria não fossem desperdiçadas... com porcos naturalmente.

churrasquinha

entre dois hous, conversa com a dona do restaurante "a churrasquinha", uma senhora com pronúncia do norte.
- então o que é que vai comer?
- olhe ontem comi cá tão bem que hoje resolvi voltar... e se calhar queria a mesma coisa - uma sopa e uma fatia dessa vossa tortilha de vegetais
- sopa é que já não temos ... hoje fechamos mais cedo por causa da procissão lá em são domingos de benfica. vivemos lá durante muitos anos e por isso ficámos muito ligados às actividades da igreja.
- então os senhores são muito religiosos?
- sim... a senhora também pertence à igreja?
- não, eu não sou religiosa.
- é pena ... olhe que deus ajuda tanto. ele tem-nos ajudado em tudo, tem-nos ajudado tanto a viver aqui!
- 'aqui' em lisboa ou 'aqui' neste mundo?
- neste mundo. a senhora havia de se aproximar da igreja para ver como deu existe. e há tantos testemunhos... nunca ouviu falar na gloria polo, a senhora colombiana que foi apanhada por um raio, com um sobrinho... ele morreu logo mas ela, que ficou toda carbonizada, primeiro subiu e depois desceu para nos contar como era lá...no céu e no inferno...falou mesmo com deus, viu tudo
- mas morreu ou não?
- ela ficou completamente carbonizada, toda preta. o raio entrou nela e saiu-lhe pelo pé. ela subiu e deus disse-lhe que se ela havia de viver não era pelo marido nem pelos filhos, era pelos outros todos. depois quando desceu ao corpo, acho que foi um horror, ela conta que tinha as dores mais horríveis ao princípio, porque tinha o corpo todo todo carbonizado. mas tinha que dar o seu testemunho, do que ela viu no céu e no inferno. e ela nunca mais desistiu, até já cá esteve em portugal. eu vou oferecer à senhora um livro em que conta tudo.
- não se incomode, eu até prefiro que seja a senhora a contar-me a história...
perante a sua insistência, desisti e acabei por aceitar umas fotocópias encadernadas nas quais foi feita a transcrição, em português, (com a autorização da igreja)de um vídeo no qual a odontologista colombiana, gloria polo, relata como foi apanhada por um raio, ficou com o corpo completamente carbonizado, mas no seguimento do qual começou por 'subir' (tendo visitado o céu e o inferno) para depois 'descer' (com a missão de dar testemunho aos que, como nós nunca lá estivemos, do que por lá se passa).

海上花

o filme tem por base o romance 海上花列传, haishang hua liezhuan, biografias de flores de xangai. publicado no final do século XIX, foi escrito inteiramente em chinês vernáculo (no caso, uma língua Wu)o que é seguido no filme. a obra só em meados do século XX foi "traduzida" para mandarim por romancista Eileen Chang.

南国再见, 南国


好男好女

戏 梦人生