14.8.07

descoberto país onde não há lojas de chineses

pastelaria lisboeta. seis da tarde. ao balcão à espera de uma sopa de "feijáo com lombardo", avisto uma jovem amiga a lanchar com outras amigas. convidada para me juntar ao grupo começo por causar grande perturbação pois a empregada de mesa, muito profissional, se recusa a não me "pôr a mesa". para isso tem de reconfigurar a leve disposição das chávenas de chá e pequenos pratos de torrradas para entre eles impor todo o meu pesado aparelho de refeição (individual, talheres, guardanapo e copo, além, naturalmente, do prato da sopa). recomposto, tant bien que mal, o novo grupo, reparo que entre as agora cinco participantes, uma teria os seus 8 ou 9 anos, um ar inteligente e divertido. é ela que, quando alguém lhe diz (conversava-se sobre a origem dos tamagochis - chineses ou japoneses) que sobre a china fale comigo, me faz esta extra-ordinária pergunta: "na china também há lojas de chineses?"