27.11.07

homenagem a tsai mingliang



















foto tirada recentemente em estocolmo por amigo recém
chegado às chinesices que pretende manter o anonimato.

A

viktig, nyckel


nyckel, lösning, klaff, facit, teckenförklaring, tonart, ton [mus.], tangent [mus.], klav, färgton, vingfrukt [bot.]

V

anpassa, stämma

English Thesaurus: key

A

Chief, Pivotal,Very important; essential

N

Specially shaped piece of metal used to open or close a lock, Instrument for grasping bolts and nuts, Instrument for winding a clock or other mechanism, Finger-operated button or lever, Device used to open or close an electric circuit, Essential part, Means of access, control or advance, Small piece of wood inserted in one or both parts of a joint to align it and hold it firmly together, Slot formed into a concrete surface for the purpose of interlocking with a subsequent pour of concrete, Center stone or brick of an arch, Set of musical notes with a particular base note, Principal tonality of a composition, Pitch of a voice or other sound, Tone or style of thought or expression, Degree of intensity, Explanation of signs and symbols; legend, System or pattern used to decode or decipher a cryptogram, Printed answers to a test, Small flat island, Winged fruit; samara

V

Use a key, Provide with a key, Lock with a key, Fasten, Regulate or adjust, Coordinate, Link or align, Mark with symbols, Enter data by means of a keyboard, Roughen a surface

26.11.07

pares

Fate and freedom are promised to each other.
Buber, I and Thou

25.11.07

auto-suficiência

ouvi, num programa de televisão, um professor de teologia norte-americano a condenar como 'herética' uma determinada 'igreja' dos eua (que igualmente se reivindica do deus cristão) por, na sua opinião, ela colocar no centro a pessoa humana e não a divindade como acontece(ria) no cristianismo. o que teve o mérito de me permitir equacionar, de um novo e mais produtivo ponto de vista, a 'diferença' entre as chamadas três religiões chinesas e a religião cristã. ou, dito de outro modo, porque é que, e pese embora algumas manifestações exteriores e interiores, elas não são religiões. pelo menos no sentido em que o termo é usado na tradição ocidental e na qual incluo, naturalmente, o judaísmo e o islamismo. não é isso evidente na ideia budista de que todas as dependências humanas são nocivas, inclusive a do próprio budismo? claro, não é por acaso que as ditas três religiões aparecem por vezes descritas como terapias. nem que o budismo tem sido teoricamente aproximado da psicanálise: não é o objectivo de toda a análise tornar o analisando no único analista de si próprio? sim, o budista deve matar o buda, como o analisando deve matar o analista e o filho matar o pai (ou for that matter, a filha a mãe) mas, entre o rebanho cristão, quem incitaria as ovelhas a matar o (bom) pastor?

aveiro 2

como no alentejo continua a tocar-me aqui este poder (de) ver (a)o longe, esta desassombrada planitude do horizonte: o puro cruzamento entre o vertical e o horizontal. no lugar da seara a ria, vez do trigo o sal.

o prazer

visita na sala: domingo

- sabes é que eu cada vez odeio mais a igreja e os católicos. como odeio os judeus e os homossexuais.
- agora só te faltam os pretos.
- ah essa é forte...
e a prédica prosseguiu com o pastor a pregar a necessidade de manter integral o ódio, o ódio sendo aquilo que, nas suas palavras, o conserva vivo e dá sentido à sua própria vida.

sábado: sala de visitas