20.12.08

frase da noite

"não podemos nunca chegar à verdade toda porque somos parte dela"
(joão caraça na rádio 2)

16.12.08

"sou aquele rapaz madeirense"

trabalhou a maior parte da vida no continente. sempre com a pedra. mármore.
esteve um ano nos estados unidos e quando voltou a lisboa tudo tinha mudado. a mulher, a quem tinha passado uma procuração, tinha-lhe roubado tudo. uma vida inteira de de trabalho, doze horas por dia, com a pedra. tinha-lhe levado os filhos e começado a viver com outro homem. era o seu dinheiro, ganho durante anos e ano, sempre com a pedra, mármores, que agora os sustentava a todos. a ele tinha mandado para a rua, como um cão. viveu na rua e debaixo de uma ponte. mas o pior foi a decisão de os matar aos dois, ele cujo irmão tinha sido morto pela cunhada e pelo amante.
durante meses não teve dúvidas de que os ia matar. uma vez, no seguimento de uma coisa que lhe passou pelos olhos quando ela lhe chamou "cão" e o pôs na rua da sua própria casa, com uma mão agarrou-a pelos cabelos e com a outra agarrou na porta pronto a fechá-la com força de modo a separar a cabeça do corpo.
de regresso à madeira, e com ajuda dos pais, conseguiu recomeçar a vida. desta vez como pintor. a seu tempo, novamente em lisboa, arranjou outra mulher com a qual já vive há mais de um ano. é com ela que vai agora regularmente a fátima buscar a água benta que ela lhe prepara e dá a beber como terapia para os males que lhe ficaram do que foi "uma vida atribulada".

entendimento

falaste no medo de perder o sentido mantendo no entanto a consciência da sua evacuação. creio que percebi.

15.12.08

ensaio sobre a visão

é na e pela água que chega a redenção neste romance "português" transformado em filme "inglês" pelo cinema "brasileiro".

divertida a constante convivência entre o japonês e o inglês.

belíssimo o assomo, tão breve e distante, do cântico brasileiro.

espelho mágico

bastante no espírito do charme discreto da burguesia

muito (demasiado?) na letra aforístico- sentenciosa da agustina

no conjunto completa, absoluta e fantasticamente manoel de oliveira

concerto de natal com netos, violinos e violinhos

"domain field" by antony gormley (2004)



"the domain series
is an attempt to
separate the subtle
from the material body,
to abstract an attitude
and expose it
to light and space"