19.8.11

i just wish you may have

the serenity to accept the things you cannot change, the courage to change the things you can, and the wisdom to know the difference.

antigo testamento

eram três as volições mas havia uma que lhe faltava. era afinal a única que não fazia falta alguma - embora, ela própria, relevasse de uma falta. como viria a constatar quando, umas horas depois, a terceira volição lhe voltou involuntariamente, à memória. e depois de pois em pois.

one after another, a few silent steps

no caminho de pedras se rasgam os pés com que caminha emprestados.

16.8.11

a medida da terra

do cultivo da terra, tudo me encanta: os milagres inesperados - o raminho de beldroegas a nascer este verão de sementes perdidas de um verão passado, o delgado broto de passiflora que cresce leve e solitário a 10 metros de distância da trepadeira mãe, a descoberta de que o caule do papiro serve de fio para agarrar as folhas da hera, a cor, de vinho maduro, no figo da figueira nortenha; como os aguardados resultados, para não falar já do próprio processo de espera - a força e a elasticidade das guias do chuchu, como o sr. pires tinha previsto, a diferença no verde das duas espécies de basílico lida na literatura das sementes, a abundância da produção das amêndoas depois do corte das ramadas que ensombravam a amendoeira, o rebentar da erva cidreira e o lento declínio do cacto de flores encarnadas que não aguenta tanta água.
pode ainda a terra vir a servir-me de medida para os dias daquilo a que alguém chamou o meu outono.

14.8.11

se

tivesse aprendido a cozinhar, enquanto adolescente, teria certamente "ido para" artes ou para ciências. assim, sem qualquer ligação ao concreto do fazer, "fui para" letras, que, como é conhecimento geral, são tretas.