11.4.08

quarteto para o fim dos tempos

não tivessem sido os martenots e theremins e pouco ou nada me teria restado da semana que passou. como poderia deixar de prestar homenagem ao que foram os instrumentos de salvação desta apocalíptica semana?
tudo tendo começado, no sábado passado, com uma audição muito especial, e fortemente experimental, de o 'abismo dos pássaros' (diferentes dos ditos 'exóticos' aqui representados), não páro de me interrogar sobre o que tomorrow me vai bringar em termos do compositor-ornitólogo.

ainda o theramin

mas desta vez tocado em lisboa

a caminho de sábado com o theremin

instrumento musical que julgo ser o antepassado das ondas maternot

sexta: ondas martenot (2)

sexta: ondas martenot (1)

you see?!



i did make a ball out of an egg!!!

10.4.08

ali não havia bolaji pois não?

no domingo passado, a minha neta clarisca assegurou-me que um ovo imerso em vinagre durante 24 horas se transforma numa bola saltitona. como em minha casa há sempre alimentos fora do prazo de validade, aproveitámos logo uns ovos que apodreciam no frigorífico para fazer a sua experiência.
ontem à noite completavam-se as 48 horas. sem esperar pela jovem cientista, pois receava que um banho mais prolongado pudesse estragar a bola saltitona - que, eu não duvidava, estava pronta para saltar, dentro do velho tupperware verde - resolvi retirá-la cá para fora.
perante o olhar incrédulo e trocista de uma das minhas filhas, destapei a caixa de plástico. e rejubilei quando, ao meter a mão no vinagre, senti "borracha" e não "casca do ovo". orgulhosa, exibi a coisa que tinha na mão e depois atirei-ao ao chão preparada para a apanhar quando ela voltasse para cima. infelzmente a bola esparramou-se no chão, como se fosse um ovo, e de lá nunca mais se mexeu.
- se calhar foi este que esteve parte do tempo destapado. vamos ver os outros três nos quais afoi tudo feito a rigor.
- vamos ver, aquiesceu a minha jovem filha apressando-se a preparar o telemóvel. enquanto eu, cada vez mais desconsolada, esborrachava os ovos no chão, ela, cada vez mais entusiasma, tirava fotografias à cena, aos adereços e à protagonista.
um bom texto (sobre o tibete) num bom site (israelita).

7.4.08

a maior flor do mundo







é video que vi e que talvez deva ser visto

savi