18.7.09

da necessidade e importância da auto-nomeação

na “glória do vulgar” estou, definitivamente, do lado dos coleccionadores (e não do dos caçadores). não colecciono factos da realidade, cuja sucessão me interessa pouco, mas as notas que tomo sobre eles. 

esta colecção não se destina a contar (a vida) nem a confessar (a alma ou o coração), mas a procurar aquilo de que ando à procura. um trabalho que, sendo da ordem da construção (não da exploração nem da criação), me permite apenas escolher entre materiais e técnicas apanhadas aqui e ali.

tudo o que guardo para mim é sempre respigado de entre o que outros caçaram e deixaram como por exemplo a ideia de que a realidade é sempre determinada por um estado de alma, ou melhor, por um estado de coisas – isto é, os factos e a consciência que alguém tem deles. e a outra, ainda mais indiscutível, de que se acede a ser não sendo o que se é mas sendo o que se quer ser (por gosto ou necessidade).

"it is a very happy birthday"

is the best answer I have ever had from somebody I was wishing a happy birthday to.

16.7.09

waste not

é o título da instalação do artista chinês Song Dong, agora no MoMA, no qual se explora a noção de impermanência.
"a collaboration first conceived of with the artist's mother, the installation consists of the complete contents of her home, amassed over fifty years during which the Chinese concept of wu jin qi yong, or "waste not," was a prerequisite for survival. The assembled materials, ranging from pots and basins to blankets, oil flasks, and legless dolls, form a miniature cityscape that viewers can navigate around and through"

partida

do verbo partir, que significa dividir (do Latim partīre, de pars, part-parte).

14.7.09

as três escolas (三教 san jiao)

. proposta do telemarketing como modelo da organização social - pagamento por objectivos mínimos 
.  visão do indivíduo como gota de água consciente, solidária e interveniente com e no o movimento das marés
.  defesa de que se deve governar como se frita peixe miúdo - mexendo o menos possível para os manter inteiros

romancero gitano

como falar com netas de 10 e 8 anos sobre a espanha, a guerra civil, a ciudad de los gitanos, o flamenco, a guardia civil e o franquismo, os padres e os republicanos?
como falar de lorca?
mas que ideia... falar de lorca? a lorca é preciso é ouvir. foi o que fizemos.
muita coisa se perdeu (do seu delírio verbal) mas alguma se encontrou e perdurou: torres de canela, rios erguidos ao alto e facas a iluminarem, com o seu brilho de prata, a noite andaluz.

not to forget

Eu sou devedor à terra
A terra me está devendo,
A terra paga-me em vida
Eu pago à terra em morrendo.

13.7.09

paráfraze

fraze a fraze se fraz a vida. sem desfrazer.