18.4.09

congerminações II

tenho de admitir que as sementes me proporcionam uma imersão muito mais vasta do que os caracteres. trata-se de um mundo que, once discovered, se vai multiplicando indefinidamete na nossa própria casa.
tudo começou com a germinação de um caroço de pera abacate. depois veio o grelar de uma batata, logo o de um alho, e depois as cebolas. tudo a crescer no quintal e em vários quartos da casa. apareceram os damascos e os pêssegos, depois os tomates (grandes e minis), este ano a abóbora e as peras, as tangerinas, as laranjas, as mangas, a papaia, as nêsperas. entre os frutos talvez só a banana não me tenha oferecido sementes de graça para tratar e plantar.

congerminações I

caracteres ou plantas: o mesmo prazer absoluto e obsessivo.
em casa, as fichas dão lugar às sementes; na rua, o mini dicionário dá lugar à mini forquilha. de oficina para trabalhos demorados em tipografia, caligrafia e lexicografia a casa vai passando a estufa para as delicadas operações de escarificação, estratificação e germinação.

16.4.09

a china no bom caminho

já que, e segundo o china daily, cada vez há mais chineses que, instead of bitterly envying the rich, are learning to become one of them.

campo branco em castro verde

ele aluga terra para as leitugas e os saramagos.
foi aí que de 10 ovelhas fez 300!
tem os moços ainda na suíça, ele que salvou, em directo, uma lebre da boca dos cães.
só não me lembro a quem é que, nas suas palavras, "a galinha choca picava a cabecinha toda..."

15.4.09

outra entrada para o glossário algarvio

"nagragada" diz-se de ovelha que quer sair do rebanho (Ruivinho Brazão)