16.1.10

satori

tinha de reserva uma pequena colecção de hipóteses mais ou menos plausíveis para explicar a minha progressiva dificuldade em entrar, e ficar sentada, quieta, amorosa e concentrada, dentro de um bom livro - trate-se de um amor por toda a vida repetido ou de uma nova paixão nascida do momento: a) resultado natural do envelhecimento; b) efeito secundário do anti-depressivo; c) consequência da erva fumada na juventude; d) influência da má visão na atenção.  hoje, depois de encontrar, neste artigo, o que me parece ser a palavra final sobre a verdadeira origem do meu progressivo mal, deitei fora todas as explicações que tinha em stock mas guardei o imac (onde escrevo e através do qual publico este post) assim como o iphone (através do qual recebi e no qual li o texto iluminador).

one week ago



de resto,

não só aceito a ideia búdica fundamental de que o 'eu', isto é, a mente, é uma ilusão, como te digo mais: a mente mente; a mente não passa de uma mentira de mente.

15.1.10

one part wisdom...

gosto de ser parte integrante da paisagem, de me integrar no todo, de me indistinguir no cenário. não gosto de ser e quando sou gosto de ser como se não fosse.

14.1.10

corporologia


A palavra corpo tem essa força de evocação junto dos sonhadores impenitentes que se impõe ao nosso imaginário, como lisura, pontuada de pregas, rugas, linhas e pilosidades, interrompida por bocas, ângulos e curvas, de uma paisagem matinal e exterior; mas, ao mesmo tempo, sugere, um secreto labirinto de canais, poços, bolsas, camadas fibrosas, membranas diáfanas, líquidos espessos e infinitas circunvoluções, que compõem uma paisagem crepuscular e interior. O corpo é o nosso interior e o nosso exterior. Portáteis. Nele se escrevem marcas das dores e dos prazeres, dos ímpetos e dos recalcamentos, mal conhecidos dos detentores da ciência, mas matéria de erro e errância dos amantes.
A superabundância de apelos, mais ou menos publicitários – nunca inofensivos – à conservação patrimonial do corpo em estado de perpétua juventude – sob o signo da máxima, vagamente tingida de eugenismo, mente sã em corpo são – camufla um paradoxo que as paisagens terrestres nos ajudam a desvendar, por vezes quase a decifrar. É que, em boa verdade, quanto mais velho, desgastado, trabalhado pela erosão um corpo parece, mais nele comparece a corporalidade, interna ou externa. Em poucas palavras, quanto mais antigo é um corpo, mais corpo é. 



tirado daqui por sugestão de pessoa amiga a quem devo, e muito agradeço, a informação. 

stop making sense!

13.1.10

passamento

do autor do blog buba que, só por modéstia, se assinava "ultra-passado".  ça peine para usar uma expressão sua, num post publicado em agosto passado: E sobre a vida e a morte o que eu gostaria e não sou capaz, era de pensar que a vida não tem nunca finais felizes e que à chaque jour ça peine. Quero eu dizer: Quando chega a hora de ficar sozinho e fico só comigo mesmo, há uma área em que ninguém me pode ajudar e eu penso como gostaria de pensar – e não consigo – à chaque jour ça peine. Ça suffit. E não consigo… Ninguém me pode ajudar. Sinto-me perdido.

11.1.10

embaciada

no aeroporto da terceira, gate 1 à espera do embarque para lisboa.
dois "velhotes", sentados frente a frente, conversam espaçada e pausadamente:
...
- então e vai por muito tempo?
- não. só uma semana. vou por causa da minha placa. esta é provisória, vou agora tratar da definitiva. isto não há dinheiro que pague o prazer da gente mastigar o nosso bifinho, o nosso bacalhauzinho...

balançada

uma tristeza finita, 
uma solidão relativa, 
um abandono tolerável,
uma proximidade distante,
uma dor suportável,
um passar-se ao lado de frente, 
oh diabo, esta pretensiosa enunciação confessional, assente na monótona repetição de substantivo + adjectivo, parece-me tão pedro abrunhosa que até ouço, na mudez das minhas palavras escritas, a voz, do porto e de engate, do homem. ESTE POSTE NÃO VALE. 

10.1.10

T: dos meus amores



T: das nossas senhoras



T: do espírito santo



T: do céu



T: sentada ao mar







T: meio lá meio cá

tem razão quem se queixa de que este blog se está a transformar num flickr. tem mesmo mais razão do que a que supõe que tem e seja qual for a razão suposta.