9.2.08

queixas e reclamações




como seria de prever, foi a amiga que tanto me recomenda para nunca ir sem telefonar promeiro, quem me mandou um email entusiasmado anunciando que 'já podemos reclamar on-line'. depois da minha recente queixa, aqui também, sobre o nome 'queixas' do queixas, só posso manifestar o meu contentamento por este serviço se chamar portal de reclamações.

obrigada à x.

the thousand lenses of a trilobite's eye


azul (muito pouco) ultramarino



7.2.08

empreendimentos sorrateiros

este ano não tenho qualquer 福 (em pé ou de pernas para o ar) colado à porta de casa. dada a qualidade própria do tempo, o que quer que esteja para chegar (到) há-de vir sorrateiramente. como primeiro dos doze animais - cujas características próprias simbolizam as qualidades específicas de cada ano lunar - o rato é emblema do que começa. logo, do que faz a transição: não é por acaso que a 'hora' do rato (das doze que tem o 'dia' chinês) é o período que vai entre as 11 da noite e a 1 da manhã. apesar de naturalmente propício ao empreendorismo, por ser ainda marcado pelo frio do inverno e pela escuridão da noite, o novo ano exige inteligência e prudência aos empreendedores.


nome: 鼠, aliás 戊子

ano da reforma

Il se tourmentera plus que jamais pour trouver une raison de vivre, car la vie apparaîtra souvent à ses yeux comme totalement dépourvue de sens. Sentant que tout est futile et ne voulant plus rien faire, il passera un temps considérable à traîner dans des bistros et des salles de cinéma. Saura-t-il jamais que "l'ennui est entré dans le monde par la paresse" (La Bruyère) ? Heureusement, il s'enflammera le jour où il tombera amoureux ou trouvera une cause digne de son dévouement. C'est ce qu'on lui souhaite.

in "L'année du rat et ses influences", itálicos do cão


ano do rato

busco ainda, sem sucesso, a pessoa (não pode ser uma 'coisa') capaz de me (xiao wo) individualizar na linhagem feminina (da wo). se, e como diz a r., decerto com razão, os namorados (respectivos) não contam, não há pai que nos valha.

ambivalência

acabo de saber que (as) coisas começaram a mexer em entrecampos. receio que cheguem à cinco de outubro.

5.2.08

observação participante

cada vez mais levo a vida menos a sério. por um lado, sinto grande parte do que faço, penso, digo, sonho ou pesadelo, como uma espéce de brincadeira divertida e inofensiva; por outro, não me pesa o peso da cruz que transporto aos ombros quando não me sinto a "trabalhar". sem ter investigado as origens da presente transformação (nem ter a intenção de alguma vez o vir a fazer a sério), colocar seriamente a hipótese de que envelhecer seja, exactamente, rejuvenescer.