11.9.07

a produção das ideias

o rt publica hoje no pobre e mal agradecido um texto divertido sobre aquilo a que chama os dois modos de produzir ideias: por fermentação e por destilação. o que tem algo a ver com a distinção entre memória reflexiva (produto de um processo próxima do da fermentação) e memória restaurativa (resultado de um processo semelhante ao da destilação). eis alguns excertos do texto de rt:
(...) As ideias obtêm-se por fermentação quando se acumulam histórias antigas e novas, recortes de jornal, memórias agradáveis ou desagradáveis, afectos em decomposição, livros, coisas meio esquecidas, coisas meio lembradas. Junta-se tudo e aguarda-se que se levante uma espuma roxa a que se chama mosto. (...) Em termos muito genéricos, a fermentação é o resultado de juntar a abundância das coisas com o passar do tempo.
(...)
O processo de destilação é inteiramente distinto. Tem como objectivo separar e purificar os elementos que constituem as coisas. A matéria prima é colocada no alambique; por debaixo dela acende-se o fogo; uma parte evapora-se e sobe para uma câmara vazia, de onde por sua vez desce através de uma retorta ou serpentina arrefecida, condensando-se pelo caminho.
(...)
Para o pensamento em fermentação, tudo serve para obter ideias: os disparates podem transformar-se em arte, o mau gosto interessante, um concurso televisivo repugnante numa janela para a alma humana. O estrume é fertilizante. O pensamento em destilação, pelo contrário, precisa de concentração e silêncio; não escreve com a música ligada, não quer papéis em cima da mesa, exige limpeza e procura linhas rectas. O pensamento em fermentação aumenta. O pensamento em destilação reduz. Um inventa regras; o outro encontra leis. Para um, a confusão é criativa; para o outro, a confusão é o problema.
Não existe ninguém que pense só por fermentação ou só por destilação. A maior parte das pessoas, ou culturas, ou organizações, oscilam regularmente entre os dois modos. Este texto é produto de destilação; todos os textos que começam por “há duas maneiras de fazer algo” o são. Mas é precedido de fermentação, notória na sua metáfora de base; todas as metáforas são fermentação.