17.5.07

童年的往事

o 'passado da infância', título chinês deste filme é, entre os que tenho visto nesta série de obras de hou, a passar na culturgest, aquele onde a questão 'nacional' mais é questionada. a geração declinante, como, em parte, a geração do poder (que durante o filme se torna, por sua vez, na geração declinante), tem a nostalgia da china continental (ou da aldeia de origem da família, onde estão enterrados os antepassados aos quais não é possível prestar homenagem. a geração emergente só toma consciência dessa 'falha' ao aceder ao ao poder geracional, isto é, ao tornar-se, ela própria, na geração do poder na família. como no país, ou melhor, naquilo a que a juventude, pela sua falta de passado 'nacional', acabou por construir como 'nação'. se, até aos anos 80 talvez fosse aceitável a ideia, corrente, de que taiwan era o único "país" do mundo cujo passado estava em 'outro', nas décadas seguintes isso mudou radicalmente - quer porque a situação se alterou completamente quer porque o passado taiwanês, uma vez construído, parece ter deitado raízes no solo local.