9.3.08

laranjeiro

um topónimo que para mim sempre evocou "maçadas", surgiu-me hoje a outra luz ao ler isto
A mesquita do Laranjeiro é o templo islâmico (sunita) mais antigo da cidade de Almada. Instalado no piso térreo de um edifício habitacional, desde o início dos anos 80, aquele templo "tem a porta aberta a toda a gente", mas frequentam-no sobretudo muçulmanos de origem moçambicana, guineense e "alguns indianos e paquistaneses". Em 1994, a cisão entre crentes deu-se devido a "interpretações diferentes da religião". Data dessa altura a fundação da madrassa que congrega no seu seio os muçulmanos (também sunitas), sobretudo, paquistaneses seguidores da tendência sufi, templo que também "tem a porta aberta a toda a gente" (o ênfase é meu)
renasceu-me a esperança de poder voltar a ver gente a rodopiar e até talvez, quem sabe, poder eu vir algum dia a rodopiar com(o) ela.
desejo (da hipnose do rodopio motivado pela descoberta da existência de uma mesquita sufi, aqui tão perto) que se confunde com o anti-desejo subjacente à razão da descoberta. na verdade, talvez preferisse ter continuado a pensar que nunca mais voltaria a ver pessoas a rodopiarem ao meu lado, que jamais teria ensejo, quem sabe, de rodopiar com(o) elas.