28.1.10

左手写汉字怎么办?

há os que condenam (e com base no inevitável argumento da especificidade chinesa, afirmam ser possível "fazer tudo com a mão esquerda, excepto escrever sinogramas") ; há os que elogiam (我们用右手写字是被人为规定的。其实这是无跟据的,如果你从小用左手写可能比用右手的人还要聪明); e há os pragmáticos cujas regras para lidar com o "problema" podem ajudar a s. e o r., os dois canhotos, de um grupo de três tongxue, que agora se iniciam na escrita dos caracteres chineses. têm ainda um tieba ao dispor.

3 comments:

  1. Tenho a referência de um artigo muito interessante sobre este assunto que, se estiver interessada, lhe posso enviar por email.
    Tenho curiosidade em espreitar o site de louvor pois julgava ser uma prática 天下 condenada.

    ReplyDelete
  2. zé mateus: eu também julgo ser coisa "mundialmente" condenada nas e pelas instituições. mas cá fora, na rápida googlagem que fiz, encontrei o que me pareceu ser um sem número de pessoas reivindicando o direito a escrever com a mão com que lhes dá jeito e argumentando que as regras da escrita, sendo criadas pelas pessoas, pelas pessoas podem sempre ser transgredidas ou recriadas; que não faltaram na história ilustres calígrafos que escreviam com a mão esquerda, etc. o que de resto só prova a pressão da mão direita...
    muito lhe agradeço se me enviar o artigo que refere. eu até comecei por ir à procura de coisas sérias mas não encontrei nada - pelo que esse seu texto/bibliografia pode ser muito útil para quem quiser aprofundar o "problema".

    ReplyDelete
  3. muito obrigada. lê-se perfeitamente. um abraço.

    ReplyDelete

Note: only a member of this blog may post a comment.