4.8.08

a cor do dinheiro

quando a menina da caixa me perguntou como queria os 200 euros não resisti a pedir-lhe que me desse pelo menos uma nota de 50. e justifiquei-me: talvez por levantar sempre pequenas quantias, nunca me calhava em sorte uma dessas notas - amarelas não são, acho que nem me lembro...
- e as de 500 conhece?
essas então, se as vi foi uma vez, mas acho que nunca usei nenhuma...
depois de me dar os 200 euros (lá vinha uma nota amarela) a rapariga levantou-se e voltou pouco depois, com um ar divertido e uma grande nota cor-de-rosa na mão
- e as de 500, não são lindas?
depois de eu ter manifestado a devida admiração pela nota cor-de-rosa, a minha interlocutora da cgd acabou por me confessar ter lido, havia pouco tempo, não sei em que jornal, um artigo no qual se dizia que a maioria dos portugueses nunca tinha visto uma nota de 500. o que, para a jovem bancária, tinha soado a uma mentira jornalística. afinal, tinha de se render à evidência - ali estava eu a provar-lhe que, por vezes, os jornais também falam verdade.