21.5.07

churrasquinha

entre dois hous, conversa com a dona do restaurante "a churrasquinha", uma senhora com pronúncia do norte.
- então o que é que vai comer?
- olhe ontem comi cá tão bem que hoje resolvi voltar... e se calhar queria a mesma coisa - uma sopa e uma fatia dessa vossa tortilha de vegetais
- sopa é que já não temos ... hoje fechamos mais cedo por causa da procissão lá em são domingos de benfica. vivemos lá durante muitos anos e por isso ficámos muito ligados às actividades da igreja.
- então os senhores são muito religiosos?
- sim... a senhora também pertence à igreja?
- não, eu não sou religiosa.
- é pena ... olhe que deus ajuda tanto. ele tem-nos ajudado em tudo, tem-nos ajudado tanto a viver aqui!
- 'aqui' em lisboa ou 'aqui' neste mundo?
- neste mundo. a senhora havia de se aproximar da igreja para ver como deu existe. e há tantos testemunhos... nunca ouviu falar na gloria polo, a senhora colombiana que foi apanhada por um raio, com um sobrinho... ele morreu logo mas ela, que ficou toda carbonizada, primeiro subiu e depois desceu para nos contar como era lá...no céu e no inferno...falou mesmo com deus, viu tudo
- mas morreu ou não?
- ela ficou completamente carbonizada, toda preta. o raio entrou nela e saiu-lhe pelo pé. ela subiu e deus disse-lhe que se ela havia de viver não era pelo marido nem pelos filhos, era pelos outros todos. depois quando desceu ao corpo, acho que foi um horror, ela conta que tinha as dores mais horríveis ao princípio, porque tinha o corpo todo todo carbonizado. mas tinha que dar o seu testemunho, do que ela viu no céu e no inferno. e ela nunca mais desistiu, até já cá esteve em portugal. eu vou oferecer à senhora um livro em que conta tudo.
- não se incomode, eu até prefiro que seja a senhora a contar-me a história...
perante a sua insistência, desisti e acabei por aceitar umas fotocópias encadernadas nas quais foi feita a transcrição, em português, (com a autorização da igreja)de um vídeo no qual a odontologista colombiana, gloria polo, relata como foi apanhada por um raio, ficou com o corpo completamente carbonizado, mas no seguimento do qual começou por 'subir' (tendo visitado o céu e o inferno) para depois 'descer' (com a missão de dar testemunho aos que, como nós nunca lá estivemos, do que por lá se passa).