17.6.07

júbilo

dou hoje por encerradas as buscas ao meu telemóvel desaparecido no sábado à noite na rua nicolau bettencourt, em lisboa. durante toda a noite ele foi sempre respondendo às minhas sucessivas chamadas mas hoje de manhã, ou porque sem forças próprias ou obrigado por forças alheias, já não deu sinal de si. fiz tudo o que a minha imaginação me permitiu - desde ligar para casa de todos os "domingos barros" (nome do motorista de táxi que ontem me trouxe do mundo gilgamesh para casa) residentes no distrito de lisboa, passando pela busca do mesmo d.b. em todas as companhias de taxi locais até à inquirição, na gulbenkian, dos seguranças de todas as portas, de todos os jovens que trabalham no 'estado do mundo', de todos os funcionários de todas as bilheteiras. o que não quer dizer que tenha perdido a esperança. ainda há pouco, seguindo um impulso inesperado, saí de casa e fui espreitar na caixa do correio. e sei que amanhã, a caminho do trabalho, vou fantasiar que ele lá está à minha espera. o sr. domingos barros rendeu logo a seguir a ter-me deixado em casa por isso não ouviu o tm que passou a noite caido no banco de trás. esta manhã, encontrando-o desligado não conseguiu ver nem ouvir as minhas mensagens. sendo domingo não trabalhou por isso não o devolveu à companhia para onde trabalha nem esta foi capaz de o contactar. amanhã, segunda-feira, o sr. domingos barros, a quem eu ensinei a dizer 'café' em chinês, vai perceber que, entre todos os passageiros que transportou no sábado, a verdadeira passageira sou eu. e vai-me telefonar, do meu próprio telemóvel, a combinar um encontro. como vou à caparica, à aula de jubilação do hdr, ao fim do dia, até lhe posso pedir para me levar. é o contrário de um embrulho, ele vai ficar contente. só pode de resto ser com o sr. domingos barros pois fico sem maneira de contactar o sr bodhan às 5 horas, conforme combinado para ele me levar à un, do outro lado. ir com o sr. bodhan era divertido porque sempre aprendia mais um pouco de russo. paciência, a viagem com o sr. domingos barros também inclui uma parte de linguística - ele vai pedir-me para lhe ensinar mais palavras chinesas. vou ensinar-lhe como se diz telemóvel, telefonar, e até, talvez, como se atende o telefone em chinês, wei! shei a?