9.5.07

do texto ao contexto

do que aqui se trata, dizia num e-mail que acabo de enviar, é de 'diários escritos na terceira pessoa". eles resultam da experiência de uma nova estratégia de escrita: forma da narrativa em 3ª pessoa, conteúdo de diário escrito na 1ª pessoa. o seu objectivo é experimentar as possibilidades de não se ser 'eu' sem se transformar em 'outra' (aqui é de prestar pública homenagem ao amigo que um dia me perguntou se eu não sabia escrever na 3ª pessoa...). contava também que, para quem sempre escreveu (demasiado) confessionalmente, a escrita bloguística representava uma grande e gloriosa liberdade. e, naturalmente,(cor)respondia a uma fase pessoal na qual o meu contexto (o mundo, os outros, as coisas) se impõe claramente ao meu texto (o que faço e como faço (um)a vida).