26.4.07

masculin-féminin

almoçar fora de casa, durante os dias de semana, constitui mais uma prova irrefutável (para quem ainda precisar delas) da desigualdade entre homens casados e mulheres casadas: enquanto que os humanos do sexo masculino se instalam em restaurantes, sentados em cadeiras, à volta de mesas, saboreando diferentes pratos do dia acompanhados, geralmente, por vinho tinto e rematados por doce ou fruta, os seres humanos do sexo feminino passam por pastelarias/padarias/leitarias, onde, de pé, acostadas aos balcões, sorvem tigelas de sopa ao mesmo tempo que deglutem sanduiches ou fritos variados (rissóis, diferentes pastéis, panados e folhados). as raras mulheres presentes nestes grupos de homens são geralmente solteiras (as casadas, leia-se, as 'suas', estão na pastelaria do lado ou no local de trabalho de volta com as marmitas que levaram de casa). nos grupos de mulheres não há homens (só crianças, durante as férias escolares).
no sítio onde trabalho há inúmeros casais, a maioria dos quais (fica mal mas estou com pressa) segue a rotina do almoço acima descrita. o que me perturba, diariamente, à hora do almoço, não é eles não almoçarem juntos mas o facto de, oficial e publicamente, o que come 'bem' ser sempre male e o que come 'mal' ser sempre female.
entre eles há um particularmente significativo. o marido, trabalhando por turnos, só almoça fora duas vezes por semana. a mulher, que tem horário de escritório, 'almoça' todos os dias fora. ao contrário dos outros fazem-no ambos no mesmo local. só que, quando ele almoça, almoçam os dois, isto é, sentam-se ambos a uma mesa e saboream os pratos do dia numa pausa de cerca de hora e meia. quando ele não está, não almoça nenhum, isto é, em menos de um quarto de hora ela sorve a sopa e o café, de pé, encostada ao balcão sem sequer tirar a gabardine.
dr. jmv, como explica esta auto inflicted punição por parte das mulheres casadas?