12.10.09

o sexo das mesas

ontem a "minha mesa" era constituída apenas por mulheres,  um facto sem nada de especial mas que suscitou muitas e diferentes reacções por parte dos votantes. diferentes mas obedecendo a um claro padrão de género: do lado dos homens era a ironia pela sua evidente ausência; do lado das mulheres, a alegria pela sua manifesta presença. 
a pergunta feita quase de chofre, logo pela manhã, por um votante de meia idade -"então correram com os homens foi?"  prenunciava bem o espírito dos comentários masculinos que se lhe haviam de seguir. e a exclamação da rapariga, já quase na hora do encerramento  - "só mulheres?! boa!" resumiu na perfeição todos os comentários feitos pelas mulheres até ali.
não sei se o que ali era visível (digno de ser notado) era a ausência total de pessoas do sexo masculino ou a presença exclusiva de pessoas do sexo feminino.  mas julgo saber que se a mesa fosse constituída  por homens ninguém (isto é, nem homens nem mulheres) teria visto nada: nem a falta de mulheres, nem a presença dos homens.