17.10.08

it's a wonderful world

enquanto "família" individada, recebo regularmente apetecíveis ofertas de dinheiro rápido e cómodo: nada tenho de fazer para além de escolher o montante, os benfeitores se encarregando de o depositar na minha conta, na hora ou no dia. o empréstimo é geralmente sem juros e amortizável a tão longo prazo que as prestações são, na opinião dos benfeitores, irrelevantes.

há uns bons anos, num ano mau, aceitei um empréstimo destes (300 euros do cartão jumbo) que ainda estou a pagar, de facto em prestações tão suaves que não dá bem para perceber que já devo ter pago 600 ou 700 euros por ele.

outro dia estava eu no sapateiro a comprar palmilhas quando toca o telemóvel. era um senhor do cartão jumbo a anunciar a boa nova de que me tinha sido alargado o plafond pelo que eu podia renegociar a minha dívida (sic) desde que pedisse mais outra maquia. inicialmente respondi desabridamente que não queria nada mas depois, lembrei-me da falta de liquidez com que a minha família se debate para pagar o irs e não desliguei o telefone.

no dia seguinte tinha os mil euros na conta. ou melhor tinha tido pois o banco se tinha pago do saldo negativo da conta deixando-a reduzida 2 euros e 60 cêntimos positivos.

uns dias depois recebo uma carta da ikea na qual, além do cartão da loja, vem uma carta a anunciar que, para além de todas as vantagens do dito cartão, eu poderia agora dispor imediatamente, na minha conta, de todo o valor do seu plafond. para isso bastava telefonar para determinado número. entre o incrédula e divertida, a família telefonou logto para o dito número. foi atendida por um gravador que lhe disse que se quisesse isto marcasse aquilo e se quisesse aquilo marcasse isto. a família marcou o que queria a mesma voz humana virtual pediu-lhe para "digitar" o número do cartão e o montante pretendido. o que ela fez assim provocando o aparecimento, na sua conta, de mais 600 euros.

não lhe chega ainda para pagar o irs cujo prazo acaba hoje mas ela tem a certeza que entre o momento em que escreve isto e a hora do fecho da repartição das finanças ainda vai receber muitas outras ofertas de dinheiro. entre as quais, no conforto do lar, vai poder escolher livremente a opção que melhor lhe convier para não ficar individada. junto do fisco naturalmente.

isto não é publicidade