18.6.08

milagre: religião ou ciência?

voltei a poder tirar fotografias com o iphone.
respigando os montes de comentários ao post d0 colega de infortúnio encontrei um, escrito por um japonês que tinha tido o mesmo problema e que contava como o tinha resolvido em apenas (sic) "three steps":

1)
install camera pro
2) take picture with camera pro
3) now iphone camera (normal app) works

colocou-se-me então a questão de saber o que era a camara pro. nada que o google não resolvesse. bastou-me escrever 'camara pro' que fui logo parar aqui.
e ali voltei a encontrar as instruções necessárias para colmatar a minha ignorância de base:

a) start installer on your iphone
b) press sources
c) then edit
d) then add
e) type http://tinyurl.com/3544mp

e pronto, logo a presença de um novo ícone (uma bruta máquina fotográfica) no meu iphone me comproviu o suecesso da instalação. clicando-o (ou clicando nele?) tive de escolher entre a versão livre e a comprada. escolhi a livre que, pelo menos é o que vem anunciado no site, oferece
digital zoom
black & white
image size
auto-orientation
auto-horizon fix
tudo funções que a câmara do iphone não tem. o que é que eu queria mais?

esta fotografia, a primeira tirada com o camara pro, aconteceu por acaso (mas garante a fiabilidade dos dados acima, isto é, quem repetir os passos acima descritos, não só ressuscita a câmara do seu iphone como adquire uma câmara melhor): ao abrir o programa carreguei sem querer num botão o que fez disparar a máquina registando o que tinha pela frente, no caso o écran do mac no qual o itunes, em modo de cover flow, mostrava a capa do disco do ligetti cuja música ouvia na altura.

what a wonderful new world!