30.4.08

pilates

tenho dificuldade em dizer, a quem me pergunta o que é que lá faço, o que realmente faço lá. já ouvi falar em 'ginástica', em 'alongamentos' , e também em 'exercícios' ou 'treino muscular'. mas 'pilates', seja lá o que realmente for, é para mim, o supremo prazer da redução ao essencial. uma espécie de back to basics no sentido de retorno a uma vitalidade inicial que julgava perdida.
durante uma hora e meia, todas as semanas, sem dor nem esforço (a não ser financeiros) torno-me na minha própria respiração. fico literalmente reduzida ao levíssimo movimento do corpo a inspirar e expirar ritmadamente. a repetida alternância entre a expansão e a contração cala o eu-mental e assim amplifica, faz ressoar, a voz do eu-vital. que não é senão a música silenciosa do abrir-se e do fechar-se, do abrir-se e do fechar-se, do abrir-se e do fechar-se.