30.4.08

night session

ye che (夜车 ) isto é, "comboio da noite", é o segundo filme de diao yi'nan (刁亦男), um realizador chinês que diz ser mais cinéfilo do que cineasta (ver entrevista aqui). ele esteve hoje na apresentação do filme, no indie, onde volta a estar na próxima sexta-feira

(tongxuemen nimen yinggai qu kankan, tingting).
como pessoa parece ter a reserva e a modéstia do jia zhangke e como cineasta parece fazer parte da mesma "linhagem" , ou, como dizem os chineses, da mesma geração de cineastas (a 6ª).
se, como tendo a acreditar, os nomes dos filmes fazem parte integrante deles, o título deste é outro indício de que o filme não é um acto de militância política contra a pena de morte (como alguns o quiseram catalogar) mas uma história sobre a importância das relações humanas, sobretudo da relação homem-mulher: é no comboio da noite que a protagonista se desloca repetidamente à cidade onde tenta encontrar um homem com quem possa encetar uma nova relação amorosa. ao dizer isto não estou a negar a importância, para a história do filme, de o trabalho (a vida?) da protagonista consistir na execução de mulheres condenadas à morte; nem a importância, para a história da humanidade, de o bom cinema, mesmo de ficção, ser sempre documental. ora, e se como o mestre nos ensinou, a documentação da história serve para louvar ou para censurar, não admira que, tal como os príncipes do seu tempo tremeram quando ele escreveu o chunqiu, as autoridades do nosso tempo se assustem com os juízos morais explícitos ou implícitos na escrita do cinema. diao yi'nan contou que o filme ainda não foi apresentado à comissão de censura pelo que ainda não sabe se ele vai poder ser visto na china ou não. no entanto, acrescentou, é opinião dos seus amigos que viram o filme, que ele vai fazer tremer os congéneres actuais dos príncipes do tempo de confúcio.