14.12.07

dear all:

sincronizados os all resta agora categorizá-los em groups. para não ter o insano trabalho de cá para lá, que tive com os primeiros, queria organizar perfeitamente os segundos antes de recomeçar o seu processo de sync. com a ameaça do natal à porta, não posso deixar de pensar nos sub-grupos da época. não quero continuar a recorrer às 2 grandes categorias da agenda actual, a saber, 'cristãos' e 'pagãos' que já provou, em anos anteriores, deixar de fora muitas das especificidades dos meus contactos. também não pretendo reverter a um sistema mais antigo que consistia em distribuir os all por 2 grandes grupos de 'amigos' e de 'parentes', igualmente simplista demais. o mesmo defeito encontro na categorização com base na língua nativa do contacto (português, inglês e chinês). assim, inclino-me este ano para a criação de um sistema misto no qual os parâmetros anteriores (língua nativa, convicção religiosa, parentesco) se conjuguem com outras variáveis importantes como são a forma de tratamento, o estatuto, o género e a idade relativa. o único perigo que posso antever, e contra o qual tenho naturalmente de me precaver, é o de que o número das categorias criadas (os groups) seja idêntico, ou em caso limite superior ao número dos contactos (os all). neste momento ainda só tenho as seguintes etiquetas: 'N (de natal) + chinês.aluno', 'N +português.senior', ' N +pagão.amigo' , 'N + cristão.parente', cristão.parente'.junior ', 'N + tu.pagão.peer' , 'N+você.masc.cristão.parente.português' e 'N+tu.amigo.pagão.português'. mas estou contente com elas e confiante de que, com o auxílio da nova ferramenta 'grupos inteligentes', uma das novidades oferecidas pelo leopardo (ausente tanto no jaguar como na pantera), vou conseguir pôr de pé um sistema de classificação dos meus dear all através do qual poderei adequar os sms-emails natalícios (que espero vir a enviar-lhes) às circunstâncias próprias e irredutíveis de cada uma/um.