25.5.09

hortelã (que é o feminino de hortelão)

esta coisa do cultivar é sobretudo uma questão dO tempo. pelo menos é assim que a tenho vindo a viver. é sobretudo o sentido da espera que ela me ensina.

o tamanho da pereira, ao mesmo tempo mínimo, se pensarmos na árvore que será, e gigante se comparado com o caroço do fruto que foi, comove-me particularmente. a crescer natural e silenciosamente debaixo da luz completamente artificial que tem por cima.

e depois como saber que a flor da mostarda é amarela, a da ervilha roxa e a da rúcula branca? como experimentar o vigor de uma vinha sem a ter plantado?

é ainda a questão do viver sazonalmente, ou timely como vivia o Confúcio, sempre mestre. no final do inverno, quando cavei a terra preparando-a para as plantações, na minha cabeça só havia raízes e toda a minha vida era entendida em função dos seus movimentos verticais e horizotais. agora são os perfumes e as cores das flores que revelam o sentido de acções e emoções.