4.6.08

expedição



















com base no pensamento estratégico de sun zi e inspirada pela cultura popular portuguesa ("com vinagre não se apanham moscas") ajudei ontem a t. a vencer uma terrível batalha contra um exército de formigas.
apesar da sua intenção não ser militar mas científica - queria capturar alguns exemplares para investigar se estas criaturas sabem nadar - ela confrontava-se com a resistência das formigas que, ou lhe fugiam dos dedos, ou eram esmagadas por eles vindo já cadáver para dentro da garrafa de água do luso.
perante a sua óbvia frustração com a falta de resultados, propus-lhe que trocasse a força pela estratégia. foi assim que, munidas de uma caixinha com açúcar, voltámos ao campo de batalha. aí, cada uma lambeu um dedo, passou-o bem pelo açúcar e depois colocou-o, imóvel, à disposição do inimigo; quando o dedo passava do branco ao preto era só raspá-lo, delicadamente, na borda da caixa, fechando-a depois muito depressa.
a t. estava sem fala e com dificuldade em acreditar que uma mudança de sorte assim tão radical, imediata e fácil, não resultasse de um qualquer truque de magia. foi então que me lembrei de lhe falar na arte da guerra e e na máxima (negativa claro...) do vinagre e das moscas.