26.6.07

shuifuilou

neste meu gosto pelo gosto de cada um pelo seu trabalho, sinto um gozo particular pelo gozo dos cabeleireiros sempre que lhes peço um corte de cabelo mais ousado ou uma cor mais disparatada. não tem nada a ver com ganharem mais ou menos, como defende uma amiga minha a este respeito, e tudo com o brio profissional - desejo de reinventar pessoas e de descobrir novas formas de fazer o que se faz. na semana passada, como tinha vestida uma camisa muito encarnada, pedi à d. amélia para me fazer uma madeixa encarnada do lado direito. esta semana, eu queria uma madeixa azul. a d. amélia começou por me informar, com voz desconsolada, que não havia espuma azul. mas depressa teve uma ideia que a entusiasmou - e se voltássemos (falam muitas vezes na 1ª pessoa do plural como se a aventura fosse comum) ao 'caju', "que lhe fica tão bem"? mas desta vez, e a cara dela brilhava de gozo, não apenas uma mas várias madeixas espalhadas pela cabeça? não tive coragem para dizer que não... depois de espalhar uma bola, do tamanho de um mozarella, da espuma 'caju', pela minha cabeça, chamou a assistente para vir ver como tinha ficado fantástico o trabalho. dela, naturalmente ainda que encarnado em/por mim. enquanto (me) elogiava, também eu o trabalho, em frente do espelho, via pela primeira vez no meu cabelo as cinzas em brasa denotadas pelo nome da pequena praça onde morei, no sul da china.